Sempre focados nas questões tributárias, nossos advogados têm especial expertise no contencioso judicial e administrativo fiscal, com ampla visão e experiência nos variados campos do Direito Empresarial.
Desde 1984 o escritório Ferraz Advogados tem atuado fortemente, com pioneirismo e liderança, no patrocínio contencioso de teses jurídicas tributárias. Tanto os egressos do escritório de Hamilton Dias de Souza, ícone dessa modalidade peculiar do direito brasileiro, como os demais sócios, são destacados atores nessa área de trabalho, com larga vivência.
Tratamos dos temas sem retórica; estamos igualmente confortáveis em discutir pontos fortes como vulnerabilidades.
Tomamos decisões sem demora e nos adaptamos rapidamente às mudanças de ambiente.
Amamos o que fazemos e abraçamos os objetivos da empresa cliente, de maneira genuína.
Dentre tais questões, é de se destacar (por mais recente) o leading case patrocinado por nosso escritório e julgado em sistemática de “Repercussão Geral” pelo Supremo Tribunal Federal em junho de 2021 (RE 607.109-PR), tema 304, e em que, pela primeira vez, estabeleceu-se numa discussão de regras tributárias concretas um vetor interpretativo ambiental.
Ferraz Advogados tem atuado fortemente nos leading cases relativos às Instituições Financeiras. Tanto em matérias como a do ISS-Leasing que se alastrou por quase todo o Brasil, como em discussões do setor como a de aumento de alíquotas somente para Instituições financeiras, e ainda questões bastante específicas. Em recente discussão obteve sucesso inédito, com o reconhecimento de que a instituição financeira em liquidação não está sujeita à incidência do IR/CS (se apresenta passivo a descoberto e enquanto em liquidação). Tal precedente representou expressivas economias, tornando mais viável e interessante a compra e recuperação de empresas com esse perfil (em liquidação ou falência).
Seguir como líderes nas questões tributárias gerais e consolidar a condição de detentores da melhor expertise em contencioso fiscal de Instituições Financeiras e seus special situations branches, bem como da Tributação Ambientalmente Orientada, para o setor de reciclagem, e para toda iniciativa ESG.
Atuando na área de Direito Empresarial, nossa equipe concentra seus esforços no campo Tributário, sempre buscando resultados máximos.
Fazemos Tributário full service, temos formação e experiência abundantes para atender em todas as questões tributárias, em todo o território brasileiro. Somos o que se costuma chamar escritório boutique de tributário.
Além disso, temos especial expertise no âmbito tributário específico de instituições financeiras, seus special situations branches, tributação de atividades bem orientadas ambientalmente, e setor de tecnologia (TI e TIC).
Decidimo-nos por não buscar nem divulgar prêmios ou reconhecimentos de entidades e revistas especializadas em ranquear escritórios de advocacia.
Respeitamos os inegáveis méritos dos escritórios e advogados bem ranqueados por tais entidades, mas preferimos evitar em definitivo a “síndrome de Muttley”.
Nossa equipe conta com profissionais com mais de 30 anos de experiência na advocacia. Em constante atualização profissional e acadêmica, entre nossos advogados há Doutores, Mestres, Especialistas e professores universitários.
Sócio Fundador
OAB/SP 67.627 | OAB/PR 11.700
- Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1981)
- Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (1986)
- Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (1998)
- Pós Doutorado em Finanças Públicas na Universidade de Paris I - Sourbonne (2010)
Na Ferraz advogados desde 1996
OAB/PR 34755
Professor de Direito Tributário. Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008-2010). Pós-graduação lato sensu em Direito Tributário com Capacitação Docente para Magistério Superior pelo Centro de Extensão Universitária em São Paulo (2004-2006). Especialização em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária em São Paulo (2003-2004). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba (1998-2002)
Na Ferraz advogados desde 1996
Bacharel em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
Professor e Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET)
Na Ferraz advogados desde 1996
OAB/PR 107.182
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Especialista em Direito Tributário
• Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo – USP (2020)
Na Ferraz advogados desde 1996
OAB/DF 15.644
Diplomado Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB -1999
Especialista em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília - UCB – 2002
Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo - USP
Na Ferraz advogados desde 1996
OAB/PR 34.407
Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba 2002. especialista em Direito Empresarial - concentração em Direito Tributário - pela PUC-PR, especialista em Direito Empresarial - MBA - pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Na Ferraz advogados desde 1996
OAB/PR 37.180
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2003) e Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007).
Na Ferraz advogados desde 1996
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Direito (Graduação)
(fevereiro de 2018 – dezembro de 2022) (Curitiba, Paraná)
King’s College London
Economia e Relações Internacionais (Graduação)
(setembro de 2011 - agosto de 2014) (Londres, Reino Unido)
Na Ferraz advogados desde 1996
Diplomada Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)
Especialista em Direito Empresarial e Civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst (2013)
Na Ferraz advogados desde 1996
>Bacharelado em Direito, pelo Centro Universitário Curitiba –
UNICURITIBA (Monografia de conclusão de curso: “O Critério Espacial
do ISS”, sob a orientação do Prof. Msc. Smith Barreni).
• Especialização em Direito Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas –
GV LAW em São Paulo.
• Especialização em Direito Tributário, pela Fundação Getúlio Vargas – GV
LAW em São Paulo.
Ferraz Advogados. Todos os direitos reservados.
bennd´s
ROBERTO CATALANO BOTELHO FERRAZ
Sócio Fundador
roberto@ferrazadvogados.com.br
OAB/SP 67.627 | OAB/PR 11.700
Titulação:
Diplomado Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo – 1981 – concentração em Direito Empresarial.
Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – 1992 – dissertação sobre “Empréstimos Compulsórios e Contribuições Especiais – Natureza e Regime Jurídico”.
Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo – 1998 – Tese sobre: “Taxas no Direito Tibutário Brasileiro”.
Pós-Doutorado em Finanças Públicas na Université de Paris I – Sorbonne (2009-2010)
Atividades Acadêmicas:
Professor Titular de Direito Tributário do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Tese sobre “Da Hipótese ao Pressuposto de Incidência” (2002) de obtenção da Titularidade (1986 – 2011).
Professor do Programa de Pós-Graduação sticuo senso em Direto Econômico e Socioambiental, nível Mestrado e Doutorado, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo lecionado as disciplinas “Princípios e Limites da Tributação”. “Direito Econômico”, “Tributação e Meio Ambiente”, “Instrumentos Econômicos de Proteção ao Meio Ambiente”, “Incentivos Fiscais ao Desenvolvimento Humano” (1999-2011).
Coordenador do Mestrado em Direito Econômico e Social da PUCPR (1999-2002); Coordenador do Curso de Especialização em Direito Empresarial da PUCPR. (1999-2003); Diretor de Pós-Graduação e Desenvolvimento do Curso de Direito da PUCPR (1999-2002).
Demais atividades:
Membro da Câmara de Comércio Brasil/Alemanha – AHK (desde 1998) e da Câmara Brasil/França – CCIFB (desde 1995) em Curitiba. Integrante do Conselho Fiscal da CCIFB.
Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP (desde 1987).
Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP (desde 1987); Membro do Instituto de Estudos Tributários – IET (desde 2003); Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT (desde2006); Membro do Instituto Brasileiro de Direito Financeiro – IBDF (desde 2004)
Membro do Conselho Editorial da Revista de Estudos Tributários – RET (desde 2007); Membro do Conselho Editorial da Revista Direito Tributário Atual, do IBDT (desde 2006); Membro do Conselho Editorial da Editora Juruá (desde 2004)
Membro das Bancas Examinadoras dos Concursos para Juiz Federal na 4ª. Região nos anos de 2003 (XI Concurso), 2005 (XII Concurso) e 2010/11 (XIV Concurso)
Áreas de atuação:
em trinta anos atuando, já vivenciou praticamente tudo o que há a conhecer em área tributária no Brasil, e muito do que há no Direito Empresarial.
atuação no contencioso administrativo e judicial, federal, estadual e municipal (de uma infinidade de cidades), na elaboração das defesas e recursos, na escolha e produção de provas, na discussão e adoção de estratégias para casos específicos, para corporações e para entidades de classe ou associativas; atuação específica junto aos Tribunais administrativos, Estaduais, Regionais Federais (especialmente 1ª, 3ª. e 4ª. Regiões) e Superiores (especialmente STJ e STF), inclusive em procedimentos especiais como julgamento de leading cases escolhidos como parâmetros para recursos repetitivos, casos de repercussão geral, e mesmo na qualidade de patrono amicus curiae, em diversas matérias empresariais, particularmente a tributária
atuação no contencioso administrativo e judicial, federal, estadual e municipal (de uma infinidade de cidades), na elaboração das defesas e recursos, na escolha e produção de provas, na discussão e adoção de estratégias para casos específicos, para corporações e para entidades de classe ou associativas; atuação específica junto aos Tribunais administrativos, Estaduais, Regionais Federais (especialmente 1ª, 3ª. e 4ª. Regiões) e Superiores (especialmente STJ e STF), inclusive em procedimentos especiais como julgamento de leading cases escolhidos como parâmetros para recursos repetitivos, casos de repercussão geral, e mesmo na qualidade de patrono amicus curiae, em diversas matérias empresariais, particularmente a tributária.
concepção acompanhamento e defesa de planejamentos fiscais feitos sempre de acordo com as melhores práticas de compliance, tanto na área dos tributos federais como estaduais e municipais.
concepção acompanhamento e defesa de planejamentos fiscais feitos sempre de acordo com as melhores práticas de compliance, tanto na área dos tributos federais como estaduais e municipais.
atuação em favor de Bancos em liquidação extra judicial, incluindo composições com órgão públicos cujos interesses (por exemplo arrecadatórios) conflitam com o regime de liquidação.
atuação em situações extremas como por exemplo no enfrentamento de questões em que a parte ex adversa pretende beneficiar-se mediante corrupção
obtenção de regimes especiais de tributação, fundamentação para alteração de alíquotas, enquadramento em regimes favorecidos de tributação, inclusive ex-tarifários
elaboração de contratos e fórmulas jurídicas, em particular as que exigem alguma criatividade para acomodar situações (ao menos inicialmente) antagônicas
realização e coordenação de due dilligences tanto visando aquisições privadas diretas como em privatizações
atuação na solução de intrincadas questões trazidas por atividades que inovam e surpreendem quando encaradas segundo os parâmetros tradicionais: telecomunicações, energia elétrica, mineração, e-commerce, franquia, etc.
atuação em favor de entidades do chamado Terceiro Setor, desde a concepção de estatutos até a discussão de incidência ou não de diversos impostos em tais atividades.
assessoramento na formação de estratégias para solução de questões complexas em variadas áreas, como por exemplo a ambiental, em atuação conjunta com outros colegas e escritórios.
elaboração de pareceres, legal opinions, e resposta a consultas em diversas áreas, principalmente tributária.
Sedes:
Curitiba, Brasília, São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Joinville.
Línguas estrangeiras:
É fluente nos idiomas inglês, francês, espanhol e italiano.