Em 1998 concluímos a construção de nossa sede, com projeto de Mario Biselli e Artur Katchborian Arquitetos Associados, nossos amigos, parceiros e clientes.
O edifício foi inovativo, ganhou importantes prêmios e foi amplamente publicado nacional e internacionalmente. Temos motivos para ter particular orgulho de sua concepção e resultado. Por isso desejamos compartilhar a experiência.
Infelizmente em 2019 foi quase destruído em função de erro na construção de edifício vizinho.
Está em fase de recuperação conduzida pelo escritório Saboia e Ruiz Arquitetos (parceiro de Biselli e Katchborian). A recuperação integral do edifício deve concluir-se neste ano de 2025.
A seguir colocamos as fotos iniciais realizadas pelo arquiteto-fotógrafo Nelson Kon, especialista em fotos de arquitetura de carreira internacional.
Prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP, 1999) e indicação para a 2ª Edição do Prémio Mies van der Rohe para a América Latina (Barcelona, 1999), figurando entre os finalistas.
O projeto também foi destaque na IV Bienal Internacional de Arquitetura de SP, em 1999.
A seguir algumas fotos do edifício publicadas em revistas como 2G nº12 (Barcelona, Espanha), Elarqa nº32 (Montevideo, Uruguai), Projeto e Design nº218 (São Paulo, Brasil), entre outras.
Mario Biselli quando recebeu o prêmio IAB comentou: “o cliente tinha de receber prêmio também; sem um programa inteligente e liberdade para criar não sai projeto bom”.
Podemos nos orgulhar dessa parceria, pois nosso programa foi puramente conceitual e já em 1996 pedimos para o prédio: Transparência, ambiente de Trabalho, baixo impacto Ambiental, Institucionalidade. Na época não se falava nem de Compliance, menos ainda de ESG.
Depois de alguns meses, Mario nos apresentou o prédio que nasceu nos desenhos que publicamos abaixo, praticamente idêntico ao resultado final. Um momento de pura criação!
O projeto nos satisfez totalmente, pois cumpria de maneira impecável e com excelência os elementos conceituais que pedimos.
Após longa, mas amigável negociação, fizemos acordo e fomos indenizados pelos danos sofridos no edifício. Seguiu-se a dura decisão de enfrentar ou não a reforma do prédio, que sai totalmente dos padrões normais: é um autêntico trabalho de restauro. A alternativa seria a demolição.
Decidimos recuperá-lo e Biselli e Katchborian indicaram o parceiro Alexandre Ruiz (Saboia Ruiz Arquitetos) para liderar os trabalhos.
A seguir algumas fotos do “desastre” e algumas da recuperação. Esperamos voltar a ocupar o edifício até setembro/25.
Ferraz Advogados. Todos os direitos reservados.
bennd´s